Kokocast

The Tower of the Elephant and Other Stories

5horas 9 de maio de 2012 Resenha Nenhum Comentário
The Tower of the Elephant and Other Stories

 

No terceiro volume da mais recente adaptação em HQ dos contos clássicos de Conan, o desenhista Cary Nord recebe ajuda do aclamado Michael W. Kaluta para contar uma das mais clássicas histórias do Cimério.

Conforme é explicado no final do volume, Howard se comunicava constantemente com H. P. Lovercraft. Ao passo que ambos escreviam para Weird Tales (revista de literatura pulp da década de 20), cada um era fã ávido do trabalho do outro. As influências do trabalho de Lovercraft sobre Conan ficam claras na história que dá nome ao volume.

A história que abre esse volume é um pouco diferente das histórias regulares de Conan, que mostravam o bárbaro irritado com as cidades e decidido a viver a vida selvagem. Os desenhos e a história parecem diferentes. Muito modernos, talvez. Essa história é, porém, necessária pois confere ao volume um melhor entendimento do que o próprio Howard passava quando as escreveu. Trata-se da discussão mais célebre – e nunca terminada – entre os dois autores: Barbarismo vs. Civilização.

Como nos outros volumes, Busiek escreve muito bem e a arte de Kaluta só tem a melhorar a história. O melhor da série, no entanto, são os desenhos de Nord com a pintura de Dave Stewart. A arte à lápis do desenhista canadense está cada vez mais bela, com traços mais soltos e consistentes. O conceito de “menos é mais” é excelentemente trabalhado em toda a história e a arte fica com um belo ar de “inacabada”.

Para os fãs do personagem, há ainda uma cereja no bolo: A Probable Outline of Conan’s Career. Trata-se de um documento escrito para Robert E. Howard pelo fã John D. Clarke. Howard aceitou os comentários de Clarke, tranformando o material em canon – que foi mais profundamente trabalhado, após a morte de Howard, juntamente com  P. Schuyler Miller.

Conan Volume 3: The Tower of the Elephant and Other Stories
Roteiro: Kurt Busiek
Arte: Cary Nord e Michael W. Kaluta
Cor: Dave Stewart
168 páginas
Dark Horse
2010

Compre aqui.

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response