Kokocast

Pequeno Pirata

Marcos X-Salada 24 de fevereiro de 2012 Resenha Nenhum Comentário
Pequeno Pirata

Quando se fala de quadrinhos europeus, quase que automáticamente imagens de álbuns de dimensões maiores desenhados por Moebius, Manara e Hergé nos vem à cabeça. É de se espantar, portanto, quando na prateleira das BD um leitor encontre O Pequeno Pirata, de David B.

David B. goza de certa fama no Brasil desde que teve sua autobiografia “Epilético” publicada no Brasil em duas partes. Francês, o autor se juntou com alguns amigos em 1990 para fundar L ‘Association, voltado para a publicação de quadrinhos – e hoje extinta.

Baseado no conto Le Roi Rose, escrito por Pierre Mac Orlan em 1921, a HQ narra a história dos piratas do lendário Holandês Voador que, amaldiçoados, não podem pisar em terra firme nem morrer.

A primeira coisa que chama atenção ao trabalho é o traço de David B. Reconhecido como um dos expoentes dos novos quadrinhos franceses, o traço dele difere em diversos aspectos ao que se espera da BD clássica: ele não usa ligne claire como Hergé, nem o dinamismo de Uderzo, nem o realismo de Moebius. David B. usa seu traço para fazer sua interpretação do conto.

Por ser uma história curta, vou evitar falar da trama aqui. É importante notar, no entanto, que o fim do álbum é o fim da história. Diferente do que alguns dos leitores – Kokocasters inclusos – pensaram ao terminar de ler, que essa fosse a primeira obra de uma série.

Para quem quer conhecer melhor a história, há um bom post do Weird Fiction Review aqui (em inglês) analisando o conto e o gibi. Para quem entende francês, há também uma entrevista com David B. (em 2007) aqui.

É raro uma obra ser tão simples e, ao mesmo tempo, tão complexa. Mais raro ainda que ela tenha uma arte tão interessante. Uma excelente publicação do selo Barba Negra (você pode ler algumas páginas aqui, mas contém spoilers!).

Pequeno Pirata
Le Roi Rose
Roteiro e Desenho: David B.
Cor
Barba Negra
48 páginas
2011

Like this Article? Share it!

About The Author

Leave A Response