Kokocast

Abara – Número 01

Marcos X-Salada 9 de março de 2012 Número 01 10 Comentários
Abara – Número 01

 

Abara é um mangá de  Tsutomu Nihei. Para quem não conhece, Nihei é o responsável pelo absurdamente fantástico mangá Blame! – que já falamos aqui – e pelo fraco Wolverine: Snikt*.

Isso poderá soar estranho, mas segue uma advertência: pare de ler essa resenha agora! Sempre defendi a leitura pura e virgem de uma obra sem pré-concepções. Essa resenha será positiva e os leitores serão aconselhados a ler Abara. Se esse parágrafo não te convenceu e você se nega a ler algo sem ao menos saber do que se trata, continue.

Sinopse: Abara conta a história de Gaunas, criaturas da escuridão que vivem de acordo com sua vontade e causam caos destruição no mundo. Um selo protege os humanos da liberação dos gaunas brancos e sua total aniquilação. Os gaunas negros fazem de tudo para proteger os homens dessa ameaça.

O motivo principal de eu tentar convencer qualquer um a ler Abara é o fato de ter sido criado por Tsutomu Nihei. Seu mangá Blame! (a pronuncia correta é “blam”, diferente do que falamos no episódio de mangá), uma verdadeira distopia de violência horror-cyberpunk o tornou famoso pelos desenhos de estruturas arquitetonicas grandiosas, design de monstros e silêncio quase-absoluto.

Nihei continua colhendo os espólios de Blame! até hoje. Diversas de suas criações derivam da obra, direta ou indiretamente. Mas esse não é o caso de Abara. O artista soube ser criativo em cima de seus pontos fortes: as estruturas arquitetônicas são  grandiosas, mas muito diferentes das de Blame!. O design dos monstros é interessante, mas em Abara eles tem a textura e contornos ósseos. E as longas – porém de rápida leitura – sequências de ação não são silenciosas.

A Panini fez uma publicação boa do material em dois volumes.

Mesmo sem saber do que se tratava, adquiri Abara. Nihei é um excelente mangaká e tem uma sólida base de fãs – especialmente na Europa. Abara dá uma amostra do porquê. O artista é muito prolífico e seu trabalho é belíssimo. Na verdade, a única crítica que tenho à seu trabalho é a distância entre os olhos das personagens femininas.

Conforme foi dito no começo do post, leitura recomendada.

Avaliação final:
Arte: Estilo já clássico de Tsutomo Nihei; sequências longas de ação fluída. As vezes há grande uso de hachuras e retículas, deixando as imagens escuras, mas isso não atrapalha a leitura.
Roteiro: Interessante e diferente de Blame!
Preço: R$ 9,90
Recomendado para: Qualquer leitor procurando uma história diferente. E fãs de Tsutomo Nihei.
5 Horas, você vai comprar o volume 02? Sim.

*A única HQ criada por Tsutomo Nihei que não recomendo é Wolverine: Snikt. Trata-se de um trabalho para angariar fãs e dinheiro, provavelmente criado em pouco tempo e que em nada se parece com o trabalho de Nihei – ou qualquer história do Wolverine. Passe longe!

Like this Article? Share it!

About The Author

10 Comments

  1. emmanuel cavalcanti 9 de março de 2012 at 15:04

    Ta saindo no Brasil?

  2. Robert Robertson 9 de março de 2012 at 23:39

    esse mangá eu nao conheco

    • 5horas 9 de março de 2012 at 23:41

      Então #ficadica pra você.
      Eu não odeio todos os mangás.

  3. emmanuelcavalcanti 10 de março de 2012 at 22:40

    HAHAHAHAHA
    Felipe 5 horas, o odiador de mangás…
    hahahaha

    E, Barba.. valeu ai a dica, vou ver se consigo comprar ela pela net… ou na livraria cultura… tu sabes se faz tempo que saiu por aqui?? E se foi tipo livro? ou Hq de banca msm..???

    Abraço

    • barbamagnetica 11 de março de 2012 at 20:53

      Fala, Emmanuel.
      Cara, Abara saiu em 2 ediçoes.
      Em banca normal eu nao lembro de ter visto, mas nas comic shops é mais fácil de achar.
      Ou comprar online mesmo na Comix ou na Liga HQ.

      Abs

  4. emmanuel cavalcanti 12 de março de 2012 at 9:38

    valeu, Barba.

  5. emmanuel cavalcanti 12 de março de 2012 at 9:58

    Comprado na comix.
    Valeu mais uma vez pessoal.
    Abraço.

    • barbamagnetica 12 de março de 2012 at 13:43

      Legal, cara.
      E se vc curtir muito o estilo do Tsutumo Nihei, eu te indicaria correr atras de uma série mais longa dele chamada Blame!
      Nao tem no brasil, mas na amazon.com vc consegue.
      Vale a pena.

  6. emmanuel cavalcanti 14 de março de 2012 at 9:30

    Rapá.. o Blame eu tenho scan.. acho aquela lá linda demais… curto demais.. acredito que irei comprar tbm, so nao agora..

Leave A Response